Mourão – Biorresíduos – Produção de Composto – Economia Circular em funcionamento
Atualizado em 01/03/2023O Biocompostor comunitário (em frente à Biblioteca Municipal) permitiu recuperar cerca de 178,5kg de composto ao longo destes meses.
Esse facto, permitiu desviar muitos resíduos de aterro, já que para 1kg de composto, são necessários vários quilos de biorresíduos passarem por 3 fases de decomposição e secagem.
Isso só foi possível com a colaboração e empenho de todos os moradores da zona, que se voluntariaram para participar no referido projeto piloto e, claro, também só foi possível devido ao empenho dos trabalhadores e trabalhadoras municipais envolvidos/as no projeto a quem, naturalmente, agradecemos.
Importa agora, continuar a separar os biorresíduos, em nome de um ambiente melhor para todos nós e para a s gerações vindouras.
Para breve, iremos organizar a distribuição do composto produzido, dando preferência aos munícipes que participaram ativamente na atividade, alargando-a, posteriormente, aos demais.
Recordamos que o Governo, pelo Decreto-Lei n.º 102-D/2020, tornou obrigatório, a partir de 01.01.2024, a recolha seletiva dos biorresíduos.
Ao longo deste ano, procuraremos colocar compostores comunitários na Granja e na Luz no sentido de contribuirmos para o cumprimento dessa obrigatoriedade.
Paralelamente, têm ocorrido iniciativas para a distribuição de compostores domésticos.