Regulação de Trânsito e Estacionamentos – Marcações Rodoviárias no Pavimento
Atualizado em 28/11/2023Infelizmente a largura das vias na zona urbana de Mourão, tal como acontece na maioria dos espaços urbanos em geral, é insuficiente para garantir todos os lugares de estacionamento que gostaríamos. Por vezes até, dois, três ou mesmo quatro viaturas por habitação, acrescido de lugares para os comércios e serviços e respetivas cargas e descargas e, claro, assegurando estacionamento a todos os familiares que nos visitam, bem como, aos turistas que também nos pretendem visitar. Nesse sentido, há e haverão sempre ‘tensões entre duas necessidades opostas’: (1) As carências reais de estacionamento e; (2) Assegurar a passagem de veículos de socorro e de recolha de resíduos. Nesse compromisso, a equipa técnica, além dos projetos tem depois desenvolvido simulações com a circulação dessas viaturas, reformulando os projetos com o resultado dos testes práticos dessas simulações, o que depois resulta num compromisso entre manter / remover determinados lugares de estacionamento, em especial, junto às curvas e zonas de manobra. Relativamente ao facto de se estacionar do lado esquerdo e do lado direito nalguns locais após uma curva, tal situação resulta da aplicação de estratégias de segurança para forçar os condutores a realizarem uma perpendicular efetiva e a ziguezaguear as viaturas estacionadas, ficando, através dessa estratégia, impedidos de circular ‘a direito’ e, portanto, a velocidades superiores. Obviamente que tudo isso provoca constrangimentos, mas o objetivo é que as viaturas estacionadas possam criar um alinhamento que sirva de barreira protetora para peões e munícipes possam entrar e sair das suas casas com maior segurança e sem que uma viatura ‘a alta velocidade’, os atropele. Essa necessidade, é mais sentida nos locais onde, por falta de espaço na via pública, nem sequer existe passeio. Todas essas medidas, estão a ser estudadas e programadas para serem complementadas com lombas. Naturalmente, o Município está sempre disponível para auscultar todas as sugestões e modificações que possam surgir como pertinentes e passíveis de melhorar a situação atual, pelo que se prevê que no próximo mês, após a respetiva Reunião de Câmara, a proposta do Novo Regulamento de Trânsito entre na sua fase de discussão pública, onde todos os Munícipes e demais interessados serão amplamente convidados a participar no processo.
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