Mourão instala Conselho Municipal de Segurança
Atualizado em 01/03/2023O Conselho Municipal de Segurança de Mourão, órgão com funções de natureza consultiva, de articulação, de informação e de cooperação entre todas as entidades que o constituem, tendo por objeto o aprofundamento da segurança no Município e com influência direta ou indireta na gestão da mesma, tomou posse para o novo mandato na tarde de dia 27 de fevereiro, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Município.
O Conselho Municipal de Segurança é composto por 12 representantes definidos por força de lei, sendo liderado pelo presidente da Câmara Municipal de Mourão, João Fortes.
Integram o Conselho, além do presidente da autarquia, a vice-presidente, Maria Luísa Ralo, a presidente da Assembleia Municipal de Mourão, Francisca Sousa, o responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Mourão, Tiago Ramos, assim como representantes das Juntas de Freguesia de Mourão, José Franco, de Granja, Felizardo Aranha e de Luz, Sara Correia.
Neste órgão é integrado ainda o representante da GNR, o comandante de Posto Joaquim Quadrado, o representante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão, comandante Fábio Quintas, a representante da Associação Ser Mulher, Helena Barahona e a subdiretora do Agrupamento de Escolas de Mourão, Maria Clara Safara.
Para completar o Conselho e por imposição legislativa, está também representado o Ministério Publico da Comarca de Reguengos de Monsaraz, na pessoa da Sra. Procuradora Joana Diogo.
Por força do regulamento, ficou instituído que integraria ainda este órgão consultivo, o presidente da CPCJ, Rafael Antunes e um representante do setor económico, social, desportivo e cultural a definir.
Este órgão tem como objetivos, entre outros, formular propostas para a resolução de problemas relacionados com marginalidade e apresentar pareceres sobre questões de segurança e inserção social.
Fazemos votos de um mandato profícuo e proveitoso para todos os instalados, esperando que seja mais um contributo para que o aumento de segurança no conselho seja uma realidade.