Cineteatro Municipal de Mourão – Empreitada de Recuperação – Ponto de Situação
Atualizado em 09/11/2023O Município informa que os trabalhos da Empreitada de Recuperação do Cineteatro Municipal se encontram a desenvolver conforme previsto. A resolução de todo o impasse com esta Empreitada e a respetiva conclusão da mesma permitirá que o Município de Mourão não tenha que devolver quase 400.000,00€ de Fundos Europeus, o que desequilibraria as Contas Municipais, tornando-se ‘numa catástrofe financeira’ para o Município. Mais importante ainda, esta infraestrutura muito desejada vai igualmente permitir dar aos Mouranenses uma um espaço muito importante para o convívio e desenvolvimento sociocultural e de atividades cénicas.
Nestes meses, foi montada toda uma estrutura complexa de andaimes no interior do edifício que possibilitou já concluir a rede de condutas do sistema de climatização (AVAC); foram realizadas diversas demolições e abertura de roços para instalação de equipamentos de segurança contraincêndios que não estavam previstos no antigo projeto (carreteis; redes de águas de serviço de incêndios, sistemas de controlo de fumos e de emergência); redes de abastecimento de água e de drenagem de águas (‘esgoto’), as quais, também não estavam previstas no projeto antigo para as casas de banho dos camarins e dos artistas. Tem vindo a ser realizados diversos trabalhos de construção civil em alvenarias; iniciaram-se os trabalhos de abastecimento de energia elétrica e de iluminação, de instalação dos quadros elétricos e quadros de segurança; tubagens, cablagens diversas, colocação e passagem de tubos e respetivos cabos elétricos, de iluminação, de telecomunicações, TV e outros; recuperação, salpico e preparação de paredes e tetos; preparação da estrutura de tetos falsos e de paredes tendo em vista executar o projeto acústico e térmico, pré-instalação e preparação para rede de ar condicionado. Foi ainda necessário corrigir algumas aberturas de portas que também tinham sido projetadas com erros. Procedeu-se à preparação dos percursos para pessoas com mobilidade reduzida. No exterior, foram também já montados os andaimes e iniciados os trabalhos nos telhados, reboco da fechada e preparação para revestimento com pedra (xisto) e preparação da iluminação exterior. Está a ser executado o ramal de abastecimento de rede de água pública. Muito há ainda por fazer na referida empreitada, mas esperamos, nas próximas semanas, ser possível iniciar a fase dos acabamentos.
Conforme referido na N/mensagem de 09.08.2023 (Ver Aqui) nem tudo será possível de corrigir, tal como desejável, mas infelizmente o Quadro de Fundos Europeus está a chegar ao fim e a empreitada já havia ultrapassado todos os prazos e prorrogações possíveis.
Trata-se de toda uma execução de um complexo processo de contratação pública, numa empreitada com complexidade técnica muito elevada, apenas possível de concretizar após mais de um ano de dedicação para realizar as diversas atividades preparatórias para esse efeito. Desde logo, o apuramento das contas da Empreitada Anterior; a Revogação do Contrato Existente com o Anterior Empreiteiro; as Correções e Atualizações necessárias aos Diversos Projetos Anteriormente Existentes (Arquitetura e diversas Especialidades de Engenharia); Medições e Orçamentação; Atualização de Equipamentos Previstos; Aprovação do Projeto de Execução em Reunião de Câmara; Aprovação do Procedimento de Contratação Pública; Lançamento do Procedimento de Contratação Pública; Verificação da Documentação de Habilitação por parte do Empreiteiro; Assinatura do Contrato e; Consignação do Local da Obra com Entrega das respetivas Chaves.
O Município não pode deixar passar o momento sem voltar a felicitar os Técnicos Municipais envolvidos cujo esforço tem sido incansável para que se pudessem retomar os trabalhos e chegar a esta fase, esperando que em breve a Empreitada possa ser devidamente concluída.
Reinício da Empreitada
Obras em Curso