Açordas alentejanas em destaque nos restaurantes ao longo do mês
Atualizado em 09/01/2025De alho, tomate, cação, pezinhos de coentrada ou marisco, acompanhadas pelo tradicional pão alentejano, assim são as açordas típicas do concelho de Mourão e que vão estar em destaque nos restaurantes aderentes à iniciativa Mourão Saboroso – “Mês da Açorda”, até dia 9 de fevereiro.
Esta iniciativa que já vai na terceira edição pretende promover um clássico da gastronomia tradicional alentejana, como forma de dinamizar o setor da restauração e potenciar o turismo gastronómico.
Um mês dedicado à gastronomia que promove os conhecimentos ancestrais da cozinha e os produtos endógenos da região como o azeite, o poejo, os coentros e fundamentalmente o pão, elemento base da alimentação típica alentejana, um pão tão antigo, quanto antiga é a introdução do pão na Península Ibérica. A arte e o engenho dos alentejanos e os conhecimentos transmitidos pelos árabes permitiram transformar o pão em ingrediente estruturante da alimentação, adicionando-o aos caldos, e assim começa a história da típica açorda.
Desde então, várias reinterpretações foram feitas e por estes dias o Município de Mourão promove um festival gastronómico no qual a tradição e a inovação andam de mãos dadas e se unem numa simbiose de sabores e aromas incontornáveis e inconfundíveis que caracterizam o Alentejo e o concelho de Mourão.
As várias reinterpretações da açorda podem ser apreciadas nos restaurantes do concelho, nomeadamente Adega Velha, Casa dos Lacerdas, Herdade dos Delgados, Lanterna, O Beiral, O Chafariz, Retiro Azul e Vila Velha.