29 janeiro 2020

Plataforma + Cidadania Alentejo Central

A plataforma +Cidadania Alentejo Central é um conjunto de recursos para os professores, alunos e encarregados de educação que visam tornar a aprendizagem mais atrativa e divertida.

​A plataforma +Cidadania Alentejo Central é um conjunto de recursos para os professores, alunos e encarregados de educação que visam tornar a aprendizagem mais atrativa e divertida.

Inserido no programa Intermunicipal de Combate ao insucesso Escolar, destina-se ao 1º ciclo do EB e é o fruto de uma parceria entre o Município de Mourão, a CIMAC e o Agrupamento de Escolas de Mourão.

​Como Utilizar a Aplicação:

Autenticaç​​​ão no portal:
- A autenticação de acesso é feita através da credencial entregue pelo professor.

- Se já recebeu as credenciais de acesso do seu educando, clique aqui.

​ - Insira os dados das credenciais conforme solicitado;

 - insira o seu email;

 - na sua conta de email, confirme o registo na plataforma;

 -na plataforma, configure a conta do seu educando, seguindo as instruções que forem aparecendo no ecrã.

 - Para mais informações, consulte o manual aqui, contacte o serviço online de apoio técnico disponível na plataforma ou contacte os serviços de educação do município através do telefone 266 560 010.

Notas import​a​​ntes:​

​​- O código de acesso é utilizado a​penas no registo inicial;

- a palavra-passe é definida pelo professor e/ou encarregado de educação;

- em casa, o aluno deve aceder à plataforma através do utilizador e palavra-passe definidos pelo encarregado de educação;

- em sala de aula, o aluno deve aceder à plataforma através do utilizador e código temporário definidos pelo professor.

Navegaç​​​ão

Navegar na plataforma é fácil.

As áreas de interação estão organizadas numa estrutura lógica e intuitiva, que favorece a exploração. Destacam-se as seguintes áreas:

​Mural - Rede social e comunitá​​ria

No mural, os docentes e os coordenadores podem partilhar ideias, projetos e experiências, de forma segura e interativa. Este pode ser mais um canal de comunicação do município e do agrupamento para os encarregados de educação.

Aqui os alunos conseguem partilhar as conquistas, descobertas e atividades desenvolvidas na plataforma. Todos os utilizadores podem interagir com "Gosto" e comentar os artigos publicados.​


Conteúdos -​​ Recursos educativos promotores do sucesso escolar

Através de centenas de atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas, para serem utilizadas na escola e em casa, os alunos vão aprender ao seu ritmo e de forma criativa.


Desafios - Participa e ​joga!

“Dia da Declaração ​Universal dos Direitos Humanos”, “Dia Mundial da Alimentação Saudável” e “Dia Mundial da Água” são alguns dos desafios que serão lançados neste ano letivo! Estas atividades têm por base dias temáticos e surgem como instrumentos de divulgação e de consciencialização da comunidade educativa, apelando a uma sociedade mais solidária e participativa.


Concursos - Diverte-te e gan​​ha!

“Vamos contar uma​ história!”, “Máscar​as ecológicas” e “Proteger os Oceanos" são alguns dos concursos disponíveis para as turmas e/ou famílias. Com os concursos a comunidade educativa vai pôr à prova a sua criatividade e ganhar prémios! Estas atividades apelam a uma participação ativa e a uma maior responsabilização na construção da comunidade local.


​Aplicação mó​​vel

​Tanto o Mural como os restantes conteúdos, para além​ de estarem acessíveis na plataforma online, estão igualmente disponíveis em dispositivos móveis, quer sejam Android ​ou iOS​.

A plataforma +Cidadania Alentejo Central destina-se a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como missão contribui para a redução e prevenção do abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade.


Ligações Úteis:

plataforma_url.jpg

Plataforma Mais Cidadania

www.maiscidadania.cimac.pt



maiscidadania_folheto.jpg

Folheto Informativo Plataforma Mais Cidadania

Folheto da Plataforma mais Cidanania Alentejo Central


maiscidadania_manual.jpg

Manual de apoio à utilização da plataforma Mais Cidadania Alentejo Central

Manual de Apoio Mais Cidadania