Agenda 21 Local

Trata-se de um processo evolutivo e participativo, em que todos são convidados a participar – ninguém deverá ficar de fora. A Câmara Municipal de Mourão empreendeu, em boa hora, a configuração de um plano local para o desenvolvimento sustentável. Esse plano consubstancia-se na Agenda 21 Local que este Diagnóstico da Sustentabilidade testemunha. Trata-se de um grande desafio. Um desafio de persistência, continuidade, monitorização e melhoria continua.

Diagnóstico​ para a Sustentabilidade

​A Agenda 21 Local surgiu na sequencia da Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro em 1992, que originou o programa global para o desenvolvimento sustentável, que convi​​da à elaboração de estratégias e um programa de medidas integradas para parar e inverter os efeitos da degradação ambiental, e para promover um desenvolvimento compatível com o ambiente, e sustentável em todos os países. Dez anos depois da Cimeira da Terra, em Joanesburgo, este propósito foi reforçado e registaram-se mais de 5000 Agendas em todo o mundo plenas de sucesso. 

Portugal ta​mbém assumiu este compromisso internacional e, configurou a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS) que aponta para a necessidade de a​s comunidades locais assumirem e desenvolverem as suas próprias estratégias de sustentabilidade. 
​​Agenda 21 Local - Diagnóstico.jpg

Plano de Ação

Agenda 21 Local - Plano de Acção.jpg
O desenvolvimento sustentável não irá acontecer por acaso, nem ocorrerá sem que se façam opções claras nesse sentido. Para o alcançar é necessário ter uma visão de futuro, planear, decidir e actuar segundo princípios e objectivos específicos. Assim se criam riqueza e valor assentes numa economia produtiva e se fortalece a coesão do tecido social. Esse modelo é o modelo de sustentabilidade local proposto para a Agenda 21 Local de Mourão. 

O Plano de Acção da Agenda 21 de Mourão (PA) tem como compromisso planear o desenvolvimento de Mourão estabelecendo um modelo equilibrado entre os aspectos sociais, económicos, culturais e ambientais que garantam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do concelho