07 dezembro 2015

Associação Agrícola Nova Esperança, Lda.

A Associação Agrícola Nova Esperança, Lda. foi fundada em 1985, precedendo um marco importante para a situação atual de evolução da economia portuguesa, quando, a 1 de janeiro de 1986, Portugal se tornou membro de facto da União Europeia, numa altura em que se prenunciava a expansão da atividade económica e o Alentejo, terra de ideais, precisava, necessariamente, de novas soluções e, por isso, de novos projetos.

A Associação Agrícola Nova Esperança, Lda.​ foi fundada em 1981, precisamente num período de profundas transformações socioeconómicas e precedendo um marco importante para a situação atual de evolução da economia portuguesa, quando, a 1 de janeiro de 1986, Portugal se tornou membro de facto da União Europeia, numa altura em que se prenunciava a expansão da atividade económica e o Alentejo, terra de ideais, precisava, necessariamente, de novas soluções e, por isso, de novos projetos.

“Nova Esperança” foi a denominação atribuída à Associação pelos três amigos que a criaram e foi com o mesmo sentimento de esperança que, desde então, a viram crescer.

Embora possa ser contada em poucas linhas, a história da Associação Agrícola Nova Esperança cruza-se com as origens seculares da Herdade do Vale Formoso, onde está instalada a sua exploração agropecuária, e é rica em grandes feitos perpetrados por aqueles que, com saber e dedicação, nela trabalham e dela dependem. E quando a experiência e o espírito empreendedor se aliaram ao gosto pelo labor e a uma gestão que viria a distinguir-se pela forma como sempre privilegiou a genuinidade e a qualidade dos produtos, esperava-se, naturalmente, que os resultados fossem ainda mais promissores. Foi o que aconteceu quando o desenvolvimento desse projeto agropecuário rapidamente se transformou num caso de sucesso assinalável.

Para além da criação de gado e de produção de azeitona, a cultura das vinhas e a preparação de vinhos constituem efetivamente os grandes suportes da atividade desenvolvida na Herdade.
Atualmente, a Herdade do Vale Formoso estende-se ao longo de 200ha, que se repartem pelos 60ha de vinha, 50ha de olival, 11ha da barragem (com capacidade de 340.000m3) e restante área destinada exclusivamente à alimentação de bovinos e ovinos.

PRODUÇÃO/PRODUTO
Vinho - Ovinos - Bovinos - Azeitona

LOCALIZAÇÃO
A Herdade do Vale Formoso situa-se junto a um dos braços da Barragem de Alqueva, perto da aldeia da Granja, Concelho de Mourão, e o seu principal acesso faz-se pela Estrada Nacional 385, no troço que liga Mourão à Amareleja, no primeiro cruzamento para a Granja, no sentido Norte/Sul.

HORÁRIO
Aberto todos os dias do ano
das 08.00h às 19.00h

MORADA
Herdade do Vale Formoso
7240-012 Mourão

CONTACTOS
266577113 - 966273649