29 janeiro 2020

Vê televisão gratuita? Saiba o que vai mudar!

A partir do próximo mês de fevereiro a rede de emissores de Televisão Digital Terrestre (TDT) vai sofrer alterações, com a introdução do 5G em Portugal.

​​A partir do próximo mês de fevereiro a rede de emissores de Televisão Digital Terrestre (TDT) vai sofrer alterações, com a introdução do 5G em Portugal. No Alentejo Central o processo irá ter efeito a partir de dia 24 de fevereiro, e apenas os utilizadores que ficarem sem imagem na sua tv devem fazer a sintonização automática no momento em que o televisor ficar a negro, usando o comando da tv ou box.

Tudo se irá mantar igual e os utilizadores continuarão a ter TDT gratuita, como acontece até agora, pelo que não é necessário subscrever qualquer pacote de televisão paga, assim como também não é necessário a aquisição de novos equipamentos.

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, na nossa região, todas as pessoas irão receber em suas casas uma carta a explicar o processo, assim como a informar da linha de apoio gratuita (800 102 002), para a qual os utilizadores poderão ligar para esclarecer dúvidas ou pedir apoio para sintonizar a nova frequência. A linha estará aberta todos os dias entre as 9 horas e as 22 horas.

Para além disto, a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicação, irá ter equipas técnicas no terreno, devidamente identificadas, que poderão ajudar as pessoas que não consigam sintonizar o seu televisor ou box.

Para outras informações a ANACOM disponibiliza um vídeo explicativo.