23 janeiro 2017

Tráfico de Seres Humanos no Há Conversa

​O Tráfico de Seres Humanos (TSH) foi o tema escolhido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mourão para a sexta sessão de Há Conversa entre mães, pais e companhia que decorreu no Centro Paroquial de Mourão e que juntou cerca de duas dezenas de participantes.

Os convidados do evento foram Mafalda Silva, assistente social, e Paulo Pelixo, psicólogo clínico, ambos membros da Equipa Multidisciplinar Especializada para Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (EME TSH Alentejo), que teve como objetivo alertar para os perigos do TSH na medida em que foram dados exemplos do modus operandi destas redes que atuam em todo o mundo, da forma como recrutam as vítimas e do comportamento a ter quando se identifica uma vítima ou potencial vítima de TSH.

Estima-se que em todo o mundo 30 milhões de pessoas caiam anualmente nas malhas do TSH, o que faz deste negócio um dos mais rentáveis à semelhança do tráfico de armas e droga. Em Portugal o número de vítimas de TSH rondará os 1400.

A sessão contou com o apoio da Câmara Municipal e Fábrica da Igreja Paroquial de Mourão.