30 junho 2015

Padre Inácio faleceu esta manhã

É com enorme consternação e pesar que o município de Mourão divulga a informação relativa às cerimónias fúnebres do Padre Inácio. Um homem da igreja e do povo, querido de todos nós, que nos deixou, hoje, dia 30 de junho de 2015, 47 anos após se ter tornado pároco de Mourão.

​O corpo de padre Inácio encontra-se em câmara ardente na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias até às 10 horas de amanhã, altura em que se iniciam as cerimónias fúnebres, presididas pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves, partindo o corpo, de seguida, para Murtosa, distrito de Aveiro, onde, por volta das 18 horas, se fará a encomendação do corpo na Igreja Matriz da localidade.

Em género de despedidas e para todos aqueles que desejam acompanhar o funeral, a autarquia disponibiliza transporte de Mourão para Murtosa, devendo os interessados dirigir-se a Aline Amaral do Rosário para efeitos de registo de lugar até às 21h30 de hoje, horário em que termina a eucaristia.
Mais se informa que o corpo será acompanhado a pé, na hora da partida da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias até ao cemitério de Mourão.

Ainda hoje, entre as 21 horas e as 21h30 será celebrada uma eucaristia pela sua alma na Igreja Matriz de Mourão.


Vida:
O padre Inácio António de Oliveira Nunes Branco nasceu a 25 de agosto de 1938, em Murtosa, sendo filho de António Maria Nunes Branco e Ana da Silva Oliveira.

Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 28 de junho de 1964, em Coruche, por D. José Joaquim Ribeiro, bispo auxiliar de Évora.

A 6 de outubro de 1968 deu entrada em Mourão, tendo sido pároco da localidade durante quase meio século.

A 3 de maio de 2015, Dia da Mãe, celebrou a sua última eucaristia.

Faleceu hoje, terça-feira, dia 30 de junho de 2015, pelas 8 horas da manhã, no Hospital de São João de Deus, em Montemor-o-Novo, vítima de cancro.

​Gabinete de Informação do Município de Mourão