15 novembro 2017

Mourão tem o maior índice de reciclagem por habitante

Segundo os dados divulgados pela GESAMB, até ao fim terceiro semestre de 2017, o concelho de Mourão é o que apresenta maior índice de separação e entrega de resíduos nos ecopontos para reciclagem.

​Segundo os dados divulgados pela GESAMB, até ao fim terceiro semestre de 2017, o concelho de Mourão é o que apresenta maior índice de separação e entrega de resíduos nos ecopontos para reciclagem com um valor de 23,70 quilos por habitante, seguido de Évora com um índice de 22,27 quilos por habitante. Este resultado é fruto do trabalho desenvolvido pela GESAMB em parceria com a autarquia e ao qual a população tem correspondido da melhor forma através da separação dos seus resíduos.


Por outro lado, o concelho de Redondo está na cauda do pelotão sendo o concelho com o menor índice de separação para reciclagem, apresentando o valor 12,86 quilos por habitante.

Os resultados são relativos à área de influência da GESAMB, distrito de Évora com exceção de Portel e Viana do Alentejo, e para os quais foram tidos em conta os resíduos depositados nos ecopontos em função do número de habitantes, segundo dados do INE relativos a 2016.

Apesar de Mourão ser o concelho em que os munícipes mais separam e entregam resíduos nos ecopontos para reciclar ainda está longe de alcançar o objetivo traçado pelo PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) para o ano de 2020 que está fixado em 46 quilos por habitante. Uma meta ambiciosa mas que Mourão vai certamente alcançar.