12 dezembro 2019

Iluminação pública substituída por tecnologia LED

O Município de Mourão está a proceder à substituição da iluminação pública convencional por tecnologia LED (Light Emitting Diode), em todo o concelho, para aumentar a eficiência energética.

​​Iluminação pública substituída por tecnologia LED


O Município de Mourão está a proceder à substituição da iluminação pública convencional por tecnologia LED (Light Emitting Diode), em todo o concelho, para aumentar a eficiência energética. Este é um projeto da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) em parceria com os 14 municípios do distrito de Évora e tem na base um compromisso com o ambiente, na medida em que as luminárias de baixo consumo visam fazer face às alterações climáticas. 

O projeto, realizado com a EDP Distribuição foi concessionado por dez anos, visa a substituição de cerca de 55 mil luminárias, e tem um investimento, por parte desse mesmo consórcio, de 21,2 milhões de euros, que a eficiência energética gerada vai permitir pagar. Estima-se que até 2029 esta tecnologia de última geração origine uma poupança de 33 milhões de euros. 

No que toca a Mourão, o investimento anual até 2029 é de 41.877,25€ (quarenta e um mil e oitocentos e setenta e sete euros e vinte e cinco cêntimos) e a poupança anual prevista neste mesmo período é de 45.401,45€ (quarenta e cinco mil e quatrocentos e um euro e quarenta e cinco cêntimos), não constituindo este investimento um aumento da despesa, mas sim uma substituição de despesa corrente para despesa de capital.

Metade das luminárias instaladas têm tecnologia ponto-a-ponto, o que permite regular a luminária de acordo com os parâmetros desejados. As restantes luminárias, que não têm telegestão, estão preparadas para que a mesma lhe seja adicionada caso se considere necessário.

O projeto realiza-se em duas fases, estando a primeira a ser executada em todos os concelhos e a segunda arranca em março de 2020.