28 outubro 2015

Fundação Eugénio de Almeida lança livro "Arte Sacra no Concelho de Mourão"

Um livro apresentado em Mourão e que dá a conhecer o riquíssimo espólio da região.

​A Fundação Eugénio de Almeida apresenta, no próximo dia 6 de novembro, às 18h00, na Igreja da Misericórdia, em Mourão, o livro Arte Sacra no Concelho de Mourão, mais uma edição a ser publicada no âmbito do projeto do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, iniciado pela Fundação Eugénio de Almeida em 2002.

 Para o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, Cónego Eduardo Pereira da Silva, o projeto do Inventário "inscreveu-se, desde logo, na prossecução dos fins culturais da Fundação, de promoção do conhecimento, salvaguarda e divulgação de um património que, ao longo dos séculos, tem testemunhado a simbiose entre a fé, tradição e cultura de uma comunidade e de um país, constituindo-se como um dos principais pilares da sua memória histórica" "Embora propriedade da Igreja, as obras de arte pertencem à comunidade, pertencem a todos e a cada um de nós (…) por este motivo a Fundação Eugénio de Almeida entende que este é um grande projeto de serviço à cultura, um trabalho de fôlego que a sociedade portuguesa requeria e que mergulhou nas raízes de um vastíssimo território para trazer até nós um legado artístico representativo da Cultura Portuguesa", concluiu.

 Arte Sacra no Concelho de Mourão resume o caminho de descoberta do legado móvel do Concelho, e dá a conhecer algumas das suas mais significativas peças, das quais se destacam, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se encontra na igreja de Nossa Senhora da Luz, um exemplar singular de escultura gótica e o retábulo da igreja da Nossa Senhora das Candeias.

A sessão de lançamento conta com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Mourão, Dr.ª Maria Clara Safara, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, Cónego Dr. Eduardo Pereira da Silva, do Coordenador técnico-científico do projeto, Dr. Artur Goulart e do Professor Doutor Manuel do Patrocínio, docente da Universidade de Évora e investigador em História da Arte.