20 outubro 2017

Alqueva vive dia épico

Encontros do Mar realizaram-se em Mourão a 19 de outubro, num dia histórico para o maior lago artificial da Europa

​Desporto, diversão e alegria foram as palavras-chave de um dia pioneiro na Praia Fluvial de Mourão, que reunião mais de três centenas de jovens do pré-escolar ao 3º ciclo numa ação promovida pela Associação Economia Azul, EDIA, Câmara Municipal de Mourão, Agrupamento de Escolas e Desporto Escolar Alentejo com o objetivo de promover o Lago de Alqueva e o território envolvente, assim como proporcionar aos mais novos experiências náuticas únicas adaptando alguns desportos à realidade do Alqueva.


A manhã começou no Cais da Aldeia da Luz com um passeio de barco, no qual as mais de trezentas crianças tiveram a oportunidade de navegar pelas águas de Alqueva e de experienciar sensações nunca antes vividas numa travessia entre Luz e Mourão.


Com grande apoio do Desporto Escolar Alentejo a Praia Fluvial de Mourão foi palco de várias atividades desportivas, divididas por estações, adaptadas à realidade de Alqueva, e implementadas no âmbito do projeto “Alqueva vai à Escola”.

A primeira parte do evento contou também com o apoio do Centro de Canoagem de Mértola, Centro de remo de Avis e Vela de Ponte de Sor permitindo desta forma dinamizar atividades náuticas como padle, canoagem, windsurf e kite surf, num claro sentido de apoio e incentivo à criação do centro náutico de Mourão, ao mesmo tempo que decorriam pela praia atividades como tag-rugby, futebol de praia, boccia/petanka, indyaka, estafetas com ringues, badminton, corfebol, volei de praia, jogos de praia com raquetes e jogos tradicionais. Aos mais novos foi-lhes dada a oportunidade de em plena praia se tornarem cientista por uma manhã e fazerem experiências altamente divertidas.


Para além do festival náutico o dia foi composto por uma exposição com mini-feira de empresas e um debate no auditório da Santa Casa da Misericórdia no qual esteve em evidência o Lago de Alqueva e as oportunidades que este pode criar, direta ou indiretamente, para a economia local.


O evento, que agora se realizou em Mourão, mas que já decorreu em outras cidades e vilas costeiras, destinou-se a lançar o debate sobre a problemática da Economia Azul e a formar e informar as empresas e as forças vivas do município para as oportunidades que o Alqueva, tal como o Mar, oferece numa perspetiva de criação de valor.


Da parte da organização fica a satisfação de dever cumprido com uma ação conseguida na sua plenitude.


IMG_6253.JPG 


IMG_6373.JPG