09 fevereiro 2017

Índice de Transparência Municipal

Foi divulgado ontem, dia 8 de fevereiro de 2017, pela Associação Cívica Transparência e Integridade, o Ranking Global do Índice de Transparência Municipal (ITM), a nível nacional, que analisa a divulgação de informação pelos 308 municípios através da análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites.

O Município de Mourão surge no ano de 2016 na 86ª posição, uma subida de 147 lugares face ao ano de 2015. Entre os Municípios Alentejanos, Mourão surge como o nono mais transparente e tendo em linha de conta o distrito de Évora, Mourão ocupa o segundo lugar.

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados por sete dimensões:

1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município;
2) Planos e Relatórios;
3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos;
4) Relação com a Sociedade;
5) Contratação Pública;
6) Transparência Económico-Financeira;
7) Transparência na área do Urbanismo.